Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Código da Inteligência



Do autor Augusto Cury, o psiquiatra mais ousado do momento, que durante a faculdade de medicina  decidiu que não seria mais um repetidor de idéias, mas que seria o criador das mesmas.
Ao ler mais este livro, deste consagrado escritor, fiz uma verdadeira reunião comigo mesma, longe de ser um livro de auto-ajuda, é um manual da existência, um desafio a todos que sabem o potencial que tem e que não sabem exatamente como desenvolvê-lo, ou como lidar com alguns pensamentos negativos que nos incomodam, e ser líder de si próprio.
Poucos sabem o que é isso, são vencidos pelo cansaço, pela tristeza, pelos problemas, pelas pessoas, enfim, sempre colocam um obstáculo diante de si próprio.
O medo é o sentimento mais difícil de lidar, e sendo este líder, que antes de comandar pessoas comanda o seu próprio interior, é a chave para o desenvolvimento pessoal e em todas as áreas de nossas vidas.
Descobrir-se, deixar de ser negativista, ou vítima de tudo, e abrir as janelas do conhecimento, da ousadia, das experiências mirabolantes, da vontade de fazer descobertas incríveis.
Quantos de nós poderíamos ser gênios, por que antes havia tantos, e hoje quase não os encontramos mais? Até mesmo os superdotados, são sufocados por um interior confuso e acabam sendo mais um na multidão.
Todos temos códigos da inteligência a serem decifrados, a disciplina é a forma mais difícil porém a mais eficaz. Querer e fazer algo para que isso aconteça. E não apenas olhar pela janela e ver a chuva cair, como se desabasse o mundo sobre o castelo de areia que são os nossos sonhos, e levasse tudo embora pra sempre.
Não!
Somos atores de um teatro onde estamos sentados como telespectadores, a vida corre, o teatro já começou, e deveríamos ser os atores principais. Estamos sentados, estagnados nos paradigmas de nossas vidas, sentindo medo de arriscar, de acreditar em algo que no fundo sabemos que é impossível.
Quem disse que é impossível? Você! O coitadismo que há em você, e que você tem o dever de mandar para o inferno.
Enquanto eu escrevo esse texto, uma chama toma conta do meu interior e tudo que eu quero é que você sinta isso dentro de você. Não basta apenas acreditar que se um dia a política melhorar, nossos filhos e netos terão as oportunidades que não tivemos. Por quê? Estamos mortos? Temos nome de quem vive mais já fomos enterrados?
Existe sim uma avalanche de pensamentos mórbidos que todos os dias nos faz de escravos, e somente isso pode nos impedir de ousar, de ser o que nunca ninguém foi, de ajudar a desenvolver o melhor de cada um. De desenvolver o nosso melhor e o melhor de tudo que podemos fazer por esse país perdido.
Não estou dando muitos detalhes do livro, mas gostaria de dividir um pouco da vida deste homem fascinante. Augusto Cury durante a faculdade escrevia muitos pensamentos em seus cadernos de anotações, e quando começou a namorar sua esposa, que na época também era estudante de medicina, certa vez a chamou pra tomar um suco, neste dia um papel com suas anotações simplesmente caiu do seu bolso, ela pegou e começou a ler, e depois seu semblante era de quem o achava um louco. A vida é assim, não espere que alguém acredite nos seus sonhos, basta você acreditar.
Quando escreveu seu primeiro livro, bateu na porta de uma editora famosa, pra tentar ser atendido pelo editor chefe, e não foi atendido nem pelo assistente do assistente do assistente do editor. Oito anos depois, essa mesma editora corria atrás dele para fazer um contrato. Com a agenda super lotada, Cury não poderia dispor de tempo para falar com eles, então a história se inverteu, viajaram e vieram até ele. Como as coisas mudam não é. Mas, e se ele tivesse desistido diante do desprezo deles? Com certeza eu não estaria hoje aqui o citando como exemplo a ser seguido, e recomendando esse magnífico livro.
Leitores do meu coração, eu li e hoje quero dividir com todos o aprendizado obtido por esta  grande obra. A todos que amam uma nova viagem dentro de um livro, ai vai minha sugestão.
“O código da Inteligência”,

Letícia Gomes


5 comentários:

  1. Muito bom autor! Já li alguns de seus livros e o que mais me encantei foi o "O semeador de idéias" me fez refletir muito!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meus queridos...
    que saudades eu senti da página de vocês,
    minha vida está a maior correria viu
    trabalho-faculdade
    mas vou conseguir arrumar um tempinho pra ler os artigos de vocês
    estou seguindo obviamente...
    e com certeza, DISCIPLINA
    é algo que eu vou precisar e muito daqui pra frente
    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que lindoo, adorei, parabéns Letícia.

    Augusto Cury tem sua luz própria, como viu lá no face estou lendo Pais brilhantes e Professores fascinantes, simplesmente contagiante a forma pela qual escreve e nos ensina como lidar com as pessoas

    ResponderExcluir
  5. Realmente amei ler este livro. Mas relendo está postagem fiquei mesmo viajando em quanta coisa é capaz de mudar em tão pouco tempo. Um livro é parte fundamental de nossa história de vida. Lembro que quando o li estava passando por um momento bem difícil. Me tornei fã não apenas do conteúdo do livro, mas do autor, que é um perseguidor dos seus sonhos. É preciso bater palmas para todos aqueles que acreditam em seu próprio talento.
    Parabéns ao Rafael Bueno pelo novo espaço.

    ResponderExcluir